O Espaço do Equilíbrio disponibiliza para você uma série de Dicas sobre o Feng Shui e as Cores. As Cores podem ajudar você ou a sua empresa a atingir os seus objetivos, ativando cada uma das nove grandes áreas do Baguá utilizado no Feng Shui.
Importantes Dicas e Informações de Feng Shui sobre Cores para você aplicar na sua casa ou estabelecimento!
Cada um dos 8 trigramas do Baguá é regido por um dos 5 elementos da Teoria dos 5 Elementos da Medicina Tradicional Chinesa - Metal, Água, Fogo, Madeira e Terra. Cada um desses trigramas rege uma das grandes áreas da nossa vida. Cada um desses trigramas e dessas áreas é regida por uma cor dominante. Existem também as cores secundárias. Você pode ativar cada área da sua vida, da sua residência ou do seu estabelecimento através do uso dessas cores, de acordo com o Feng Shui.
As cores podem também ser trabalhadas focando o equilíbrio e a harmonia dos 5 Elementos de cada cômodo da sua casa ou do seu estabelecimento, seguindo a Teoria dos 5 Elementos utilizada no Feng Shui.
Confira abaixo quais são as cores dominantes que regem cada uma das 9 grandes áreas do Baguá utilizado no Feng Shui.
![]() ProsperidadeCor Púrpura | ![]() SucessoCor Vermelha | ![]() Relacionamento e ParceriasCor Rosa |
---|---|---|
![]() Família e SóciosCor Verde | ![]() SaúdeCor Amarela | ![]() Filhos, Criatividade e FuturoCor Branca |
![]() SabedoriaCor Azul | ![]() CarreiraCor Preta | ![]() Amigos e ClientesCor Cinza |
Cores Secundárias dos Guás do Baguá utilizado no Feng Shui:
- Amigos e Clientes: Preto e Branco;
- Sabedoria: Verde e Preto;
- Prosperidade: Verde e Vermelho;
- Saúde: Laranja e Marrom;
- Relacionamento: Vermelho e Branco.
Os demais Guás não possuem cores secundárias.
Assista ao nosso Vídeo Feng Shui Cores e entenda melhor como aplicar as cores na sua casa ou estabelecimento:
De acordo com o Feng Shui, você pode utilizar as cores numa parede ou nos detalhes da decoração, como na cor dos móveis, dos cobertores, lençóis, quadros, esculturas, sofás, abajures, etc.


As cores devem ser aplicadas com equilíbrio e parcimônia. Isto é, diversos fatores devem ser levados em consideração antes de aplicar uma cor num determinado cômodo.
Em ambientes pequenos, opte por utilizar tons claros, pois tons escuros tornariam o ambiente ainda menor. Determinados formatos de listras verticais ou horizontais, quando aplicados nas paredes, podem ajudar a dar a sensação de amplitude para um ambiente pequeno.


De acordo com o Feng Shui, nos quartos não é recomendado utilizar cores vibrantes como vermelho ou amarelo nas paredes, pois a função do quarto é dormir e descansar, cores vibrantes podem impedir que a pessoa relaxe, descanse e consiga dormir.
No entanto, você pode utilizar as cores vermelho ou amarelo em detalhes da decoração. Sempre com temperança!


Seja cautelosa antes de escolher as cores, por exemplo, num quarto onde dorme uma pessoa depressiva ou com tendências depressivas, determinados tons de azul podem acentuar o quadro depressivo da pessoa em questão.
De acordo com o Feng Shui, nas cozinhas não é recomendado utilizar as cores pretas, pois a cor preta rege o elemento água. O elemento água apaga o elemento fogo do fogão. Prejudicando a prosperidade da sua casa e da sua família.
De acordo com o Feng Shui, as cores vermelhas também não são recomendadas na cozinha, pois vermelho é a cor regente do elemento fogo, o qual já está presente nas bocas ou queimadores do fogão, fazendo com que ocorra um excesso do elemento fogo neste caso.
Porém, de acordo com o Feng Shui, você pode utilizar, caso queira, as cores vermelha e preta em pequenos detalhes de decoração, desde que estas cores não sejam dominantes no cômodo.


De acordo com o Feng Shui, casas somente na cor branca também não são recomendadas.
E antes de tudo, você deve verificar se você gosta ou não de determinada cor antes de optar utilizá-la.